O Vitória de Guimarães tornou-se na primeira equipa a vencer o Benfica na Liga Zon Sagres 2011/12, batendo as Águias por 1 a 0, no encerramento da ronda 19. O avançado brasileiro Toscano foi o herói da equipa da casa, marcando o único golo do duelo.
O Benfica chegou à Cidade Berço pressionado pelos triunfos do FC Porto contra o Setúbal e do Braga contra o Gil Vicente e acabou por não resistir. Depois de ter cedido apenas três empates nos 18 jogos anteriores (15 triunfos), a formação de Jorge Jesus caiu e, agora, só tem dois pontos de vantagem sobre os Dragões e cinco sobre os Minhotos.
Cedo se percebeu que o líder do campeonato não ia ter vida fácil. Barrientos teve um golo anulado por fora de jogo à passagem do quarto de hora e o Benfica respondeu com um remate ao lado de Gaitán, antes de o Guimarães dar um motivo de festa aos seus adeptos. Aos 37 minutos, Bruno Teles bateu um livre para a área, Leonel Olímpio amorteceu e Toscano atirou para o fundo da baliza de Artur Moraes.
Esperava-se uma reação forte dos encarnados, mas tal não aconteceu e até foi o Guimarães que, já na segunda parte, cheirou o segundo golo, mas, desta vez, Toscano não acertou no alvo. Pouco depois, as Águias estiveram perto do empate, quando Nolito surgiu em boa posição, mas o avançado espanhol permitiu a defesa do guardião brasileiro Nilson.
Os últimos minutos trouxeram a pressão esperada do Benfica, mas sem efeitos práticos. Estava confirmada a primeira derrota na Liga.