O Primeiro-Ministro moçambicano, Aires Ali, laçou um desafio aos homens de negócios de Nacala-Porto, província de Nampula, norte do país, no sentido de tirarem maior proveito das oportunidades resultantes da transformação da região numa económica especial, por excelência.
Ali, que falava num encontro havido, Sexta-feira, com o empresariado de Nacala, afirmou que a região possui potencialidades tanto naturais quanto humanas em altura de responder às maiores exigências de transformação e desenvolvimento que a região necessita.
“De hoje em diante, é preciso que os habitantes de Nacala Porto, os agentes económicos, em particular, reforcem a determinação e a convicção para que os desafios traçados para a zona económica especial se materializem o mais cedo possível”, disse o governante.
Segundo o governante, o nome de Nacala-Porto já soa em vários países, principalmente nos continentes europeus e asiático, e passou a ser a zona do país mais conhecida por homens de negócio do mundo, daí que muitos investidores escalam mensalmente aquela zona.
“Esta oportunidade significa que há muita gente de outros quadrantes que está atenta e interessada em participar com o país no processo de desenvolvimento. Não somos só nós, porquanto os nossos irmãos de países vizinhos querem ter Nacala como porto de entrada e saída”, acrescentou a fonte.
Desta feita, ele garantiu que o executivo continuará a olhar, com muita atenção, para Nacala-Porto, bem como prestar o apoio que o empresariado necessita nesse sentido.
Aires Ali, citado pela Rádio Moçambique (RM), emissora pública, advertiu ao empresariado de Nacala da concorrência e convergência de homens de negócio nos próximos tempos, mercê da entrada em funcionamento do aeroporto internacional e a ampliação do porto.