O príncipe holandês Johan Friso estava internado em estado grave depois que foi soterrado por uma avalanche de neve enquanto esquiava nos Alpes da Áustria esta sexta-feira, disseram autoridades austríacas.
O filho do meio da rainha Beatrix foi retirado inconsciente da neve 20 minutos depois do acidente e ressuscitado, disse o prefeito de Lech a uma a agência de notícias austríaca. O príncipe esquiava com outra pessoa longe das pistas demarcadas para esquia quando a avalanche, de 30 por 40 metros, atingiu os dois por volta do meio dia, segundo a Austria Press Agency (APA).
O príncipe de 43 anos, que abdicou de seu direito ao trono há uma década, foi levado para uma clínica universitária em Innsbruck, no oeste do país. A sua condição era “estável, mas com risco de perder a vida”, e a rainha e a esposa de Friso estavam ao lado dele, informou o governo holandês em comunicado.
A família real holandesa geralmente passa o inverno em Lech, na província de Vorarlberg, que como outras partes da Áustria foi coberta pelas fortes nevascas nas últimas semanas. Muitas partes do país estão em alerta para avalanches, mas alguns esquiadores aventureiros ainda se arriscam fora das pistas.
Em Lech, o nível de alerta estava em “quatro”, numa escala que vai até cinco.
Um segundo comunicado do governo alemão sugeriu que poderá levar dias para que os médicos tenham um cenário mais claro das condições de saúde do príncipe. “O resgate funcionou perfeitamente e dentro de um prazo curto”, afirmou um policial em Lech à Reuters. “Depois do chamado de emergência, equipes de resgate foram para o local com helicópteros. Ele pôde ser localizado imediatamente e liberado”, disse ele.
Uma autoridade do setor turístico em Lech disse à APA que o príncipe usava um “bipe” que ajudou os agentes do resgate a encontrá-lo rapidamente e que a pessoa que o acompanhava a conseguir se libertar sozinho e pedir ajuda.
O seu irmão mais velho é o príncipe herdeiro Willem-Alexander e o seu irmão mais novo é o príncipe Constantijn.