A França afirmou, esta Terça-feira, que criou um fundo de emergência para agências humanitárias que buscam ajudar o povo sírio e que irá propor algo similar a nível internacional, próxima semana, quando os representantes de alguns países reúnem-se na Tunísia para discutir a escalada da crise.
Anteriormente, o governo francês propôs “corredores humanitários” com a aprovação síria ou um mandato internacional para embarcar alimentos e remédios a fim de aliviar o sofrimento de civis, enquanto que o Damasco combate com violência os protestos contra o presidente Bashar al-Assad.
O chanceler francês, Alain Juppé, reuniu-se com organizações humanitárias, esta Terça-feira, e prometeu 1 milhão de euros para financiar grupos que tentam oferecer ajuda humanitária à Síria.
“O ministro insistiu que a França está a trabalhar em todos os níveis internacionais para garantir o direito de ter acesso à população”, afirmou um comunicado da chancelaria francesa.
As potências internacionais devem reunir-se em Túnis, na Tunísia, a 24 de Fevereiro, como parte do recém criado “Grupo de Amigos da Síria”, que tenta encontrar um caminho para um fim pacífico do conflito na Síria.