Neste sábado, o Barcelona perdeu por 3 a 2 para o Osasuna, fora de casa, pela 23ª jornada, e pode se ver a uma distância muito larga para o Real Madrid, caso os rivais vençam o Levante este domingo. A derrota deixa a equipa catalã em situação bem complicada na sua tentativa de defender o título nacional.
Com 48 pontos, os catalães podem agora ficar até dez pontos atrás Real. Já o Osasuna chega aos 41 pontos, empatando com o Atlético de Madri na disputa por vagas nas competições europeias.
O primeiro golo da partida reuniu dois problemas que vêm se tornando recorrentes para o Barcelona. Mais uma vez a equipa sofreu um golo no começo da partida, gerado por um erro na saída de bola. Logo aos quatro minutos, Carles Puyol atrapalhou-se, e Raúl García roubou a bola. Ele tocou para Dejan Lekic, e o sérvio abriu o placar.
Aos 22 minutos o atacante ainda marcou seu segundo golo num cabeceamento após cruzamento de Álvaro Cejudo. O surpreendente era que o Osasuna conseguia impor-se em campo diante de um adversário tão poderoso, sem depender exclusivamente de lances isolados.
Lionel Messi era o único jogador do Barcelona que arriscava jogadas individuais na tentativa de levar perigo, mas as suas arrancadas não produziram lances de golo. A equipa de Pep Guardiola só conseguiu equilibrar a partida perto do final do primeiro tempo, mas mesmo assim chegou ao intervalo com desvantagem de dois golos no placar.
O Barça começou o segundo tempo indicando uma recuperação, com Messi avisando com um bom remate da entrada da área aos 49 minutos e Alexis Sanchez diminuindo após cruzamento de Isaac Cuenca pela direita logo no minuto seguinte.
No entanto, Raúl García atirou um balde de água fria nos catalães aos 56, subindo no primeiro poste para desviar um cruzamento de Nino fazendo o 3 a 1.
O jovem Cristian Tello, 20, que havia entrado no intervalo, voltou a dar esperança ao Barcelona aos 27 minutos, marcando pela segunda partida consecutiva. Em jogada individual, o atacante passou por seu marcador e fuzilou de dentro da área.
O Osasuna quase matou a partida aos 77, quando um chute da entrada da área de Francisco Puñal bateu na trave. Mas esse lance acabou não fazendo falta no final, em vitória para a modesta equipe celebrar.
