Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Antigo Administrador de Angoche detido por desvio de fundos

O antigo administrador do distrito de Angoche, província nortenha moçambicana de Nampula, Carlos Amade, foi detido na sexta-feira indiciado de crime de desvio de fundos públicos.

Segundo o jornal Notícias, que cita o porta-voz da Procuradoria da Republica a nível daquela região do país, Amade encontra-se encarcerado na Cadeia Civil da capital da província de Nampula, que ostenta o mesmo nome. “A legalização da prisão do senhor Carlos Amade, antigo administrador do distrito de Angoche, foi efectivada Sexta-feira. Ele é acusado do crime de desvio de fundos públicos”, explicou Cristóvão Mondlane.

A detenção de Carlos Amade, por ordens da Unidade Anti-corrupção, ocorreu no passado dia 7 (sete) de Fevereiro e só Sexta-feira se legalizou a sua prisão. Amade, que foi administrador de Angoche no ano de 2009, deixou de exercer o cargo depois da população ter o denunciado num comício popular orientado pelo Chefe do Estado, Armando Guebuza, no decurso de uma presidência aberta, acusando-o de usar fundos do Estado para fins pessoais.

Para além do uso indevido dos fundos do Estado, Carlos Amade teria contratado uma empresa gerida pelo seu próprio filho, para realizar obras de reabilitação do edifício das instalações da Administração de Angoche, num flagrante conflito de interesses.

A sua prisão surge depois de um aturado processo de investigação levado a cabo pela Unidade Anti-corrupção da Procuradoria da República, a nível da província de Nampula. Com a legalização da prisão, Carlos Amade vai ter que aguardar pelo julgamento na cadeia.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts