As chuvas diluvianas acompanhadas de ventos fortes que se abateram um pouco por todo o país, há três semanas, na sequência dos ciclones “Dando e Funso” deixaram alguns rastos que não passam de um perigo às populações.
As consequências das chuvas e ventos fortes não foram de somenos importância, dentre várias registadas, foi arrastado quase ao chão um poste condutor de corrente eléctrica da rede nacional da Electricidade de Moçambique (EDM).
O poste em causa tira sono aos moradores do bairro Acordos de Lusaka, uma vez que o mesmo está ao longo da via pública e por sinal numa ruela onde as crianças têm se aglomerado para levar a cabo as suas brincadeiras de sempre. “Elas saltitam a escassos metros dos fios condutores da corrente eléctrica, o pior ainda é que os tais fios não estão revestidos de protector plástico para evitar o contacto directo” comenta Cecília Bento.
À semelhança desta moradora, muitos outros deixaram transparecer o perigo que o poste representa às populações. Agrava ainda a situação o facto de na tal ruela (entenda-se pequena rua) não haver iluminação pública, sendo que de noite o pior pode acontecer.
Os residentes naquela zona dizem que dias depois de constatarem que o poste tinha sido quase arrastado para o chão pela fúria da chuva acompanhada de ventos fortes, foram comunicar o caso à Agência da EDM do Infulene, sendo que dias depois foram mobilizados ao local alguns técnicos para ver a situação de perto.
Chegados de lá, os homens da EDM disseram que a população tinha que pagar algum dinheiro para a substituição ou reposição do poste, o que não aconteceu e os electricistas retiraram-se do local deixando atrás um iminente perigo aos munícipes.
A nossa reportagem dirigiu esta sexta-feira à Agência da EDM do Infulene, para se inteirar da situação uma vez que o caso em referência já é do seu domínio, mas debalde, alegadamente porque a pessoa que devia prestar declarações à imprensa não se fazia presente e que ninguém podia fazê-lo sem o seu consentimento.
Afinal de contas os postes que suportam os cabos ou fios de corrente eléctrica na via pública estão na responsabilidade da população ou da Electricidade de Moçambique que os implantou e parece-nos, ter a missão de fazer assistência e manutenção dos mesmos, não só dos postes de baixa tensão como os de alta tensão.