A Cônsul Geral de Portugal na Cidade da Beira, Maria João Lopes Cardoso, negou, Quinta-feira, naquela cidade, que os portugueses vêem a Moçambique por causa da crise no seu país.
Ela falava no seminário sobre oportunidades de negócio na província de Sofala, organizado por ocasião da presença, naquela cidade, da missão empresarial portuguesa da Região de Santarém – NERSANT.
Maria João Lopes Cardoso explicou que os empresários portugueses vêem a Moçambique devido às possibilidades de investimento e de negócio que este país africano oferece.
Paralelamente, explicou que o mercado moçambicano tem sido um destino preferencial por parte dos investidores portugueses devido aos laços históricos que unem os dois povos, salientando a língua e a cultura.
A Cônsul Geral de Portugal na Cidade da Beira lamentou, entretanto, que algumas correntes de opinião estejam a dar muito ênfase a crise económica e financeira que o seu país está a atravessar.
Ela disse tratar-se duma crise global que está a afectar muitos países, sobretudo da Europa, questionando-se a seguir porque razão está-se a dar muito ênfase somente a Portugal.
Não obstante ter reconhecido, entretanto, que, a par doutros países europeus, Portugal está a enfrentar a crise nos últimos anos, Maria João Lopes Cardoso minimizou o cenário afirmando que essa crise não é tão dramática como procura-se dar a entender, sobretudo na imprensa internacional.
Concluiu, reiterando que não é verdade que os portugueses procuram o mercado moçambicano a semelhança de outros africanos por causa da crise global que também afecta Portugal.
Presidente da ACB subescreve intervenção da Cônsul
Por seu turno, o Presidente da Associação Comercial da Beira (ACB) disse ao jornal O Autarca concordar plenamente com o discurso da Cônsul, frisando que é verdade que a crise existe mas ela não é assim tão alarmante.
Por outro lado, a fonte referiu que, “para nós empresários a crise normalmente tem de ser aproveitada como oportunidade de negócio. Não digo que a crise é boa, mas cria-se aqui uma janela de oportunidades importantes para o sector empresarial moçambicano”.
A missão empresarial portuguesa da região de Santarém fica na cidade da Beira até o próximo Sábado.