Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acidentes matam 22 pessoas e ferem outras 53 no país

Um total de vinte e dois mortos, 25 feridos graves e 28 ligeiros é o resultado dos acidentes de viação ocorridos durante a última semana, na cidade de Maputo, segundo dados do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Estes números representam uma redução se comparados aos de outras semanas em que a média de mortes tem sido de cerca de 35, feridos graves 60 e mesma cifra para ligeiros.

No total, foram registados, ao longo do país, 40 acidentes de viação, sendo 19 causados por excesso de velocidade, seis por má travessia de peão, três (corte de prioridade), sete (ultrapassagem irregular), dois (cruzamento irregular), igual número (deficiência mecânica) e um por não observância de outras regras de trânsito.

Ainda durante o período em análise, a polícia levou a cabo a fiscalização rodoviária, tendo sido abrangidas 22.339 viaturas de que resultou a aplicação de 2.606 multas por violação às regras de trânsito.

Foram igualmente apreendidos 171 veículos por diversas irregularidades, 88 cartas de condução devido ao excesso de velocidade e condução em estado de embriaguez.

A polícia apreendeu também 72 livretes por infracção ao código da estrada e deteve igualmente onze indivíduos encontrados a conduzir ilegalmente.

Detidos 161 supostos criminosos

As autoridades da lei e ordem detiveram, ao longo do período em análise, 161 indivíduos indiciados de várias práticas criminais em diversos pontos do país.

Conforme dados do Comando Geral da PRM, entre os enclausurados, alguns são acusados de crimes contra propriedade, pessoas e ordem e tranquilidade públicas.

Foram igualmente detidos, ao longo da semana passada, 26 imigrantes ilegais, sendo 14 somalis, quatro burundeses, igual número de congoleses e um nigeriano.

Sofala

Só na província de Sofala, seis pessoas morreram e outras sete contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, em resultado de dez acidentes de viação registados Polícia da República de Moçambique na província de Sofala nos últimos quatro dias (de Sexta-feira até Segunda-feira).

De acordo com a Polícia, os sinistros, quatro dos quais atropelamentos de peões, ocorreram em vários pontos da província, com enfoque para as Estradas nacionais número um e seis nos eixos Muxúnguè- Gorongosa e Dondo-Nhamantanda.

A oficial de imprensa no comando provincial de Sofala, Sididi Paulo, disse ontem ao “Diário de Moçambique” que, para além das seis mortes e sete feridos, os acidentes provocaram sete danos materiais avultados e três ligeiros aos veículos envolvidos.

“Estes sinistros tiveram como causas prováveis o excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, distracção de peões nas estradas e má travessia dos mesmos”, disse Sididi, para depois acrescentar que no que diz respeito à tipicidade, do total dos desastres, quatro foram por atropelamentos e os restantes por colisão entre carros e despistes e capotamento.

“Tivemos três despistes e capotamentos de veículos, igual número de casos de colisão de veículos, sendo que, destes, um envolveu uma bicicleta. Os atropelamentos carro-peão resultaram na morte de duas pessoas”, disse a nossa fonte.

Em termos da situação criminal Sididi disse que nos quatro dias, em balanço, a Polícia em toda a província apenas registou um caso de furto e outro de ofensas corporais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts