Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

A população japonesa deve reduzir em 30% até 2060

A população japonesa deve diminuir 30 por cento até 2060, ficando abaixo dos 90 milhões de habitantes, sendo dois quintos deles maiores de 65 anos, disse o governo local, esta Segunda-feira, num sinal do forte encargo financeiro que recai sobre uma das sociedades que mais rapidamente envelhecem no mundo.

O primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, já prometeu duplicar em duas etapas, até outubro de 2015, o imposto sobre o consumo, que é de 5 por cento, na esperança de que isso ajude a reduzir o déficit previdenciário no Japão, que aumenta à razão de 1 trilhão de ienes (13 bilhões de dólares) por ano e agrava uma dívida pública que já alcança quase o dobro do valor do PIB japonês, que é de 5 trilhões de dólares.

“A tendência de envelhecimento da sociedade irá continuar, e é difícil esperar que a taxa de natalidade suba significativamente”, disse Osamu Fujimura, chefe do gabinete do governo, em entrevista colectiva.

“Sendo assim, é necessária uma abrangente reforma tributária e previdenciária.” A população japonesa tem o maior ritmo de envelhecimento entre os países desenvolvidos, por causa da baixa taxa de natalidade e da elevada expectativa de vida.

A população, que era de 128,06 milhões em 2010, deve cair para menos de 100 milhões em 2048, e para 86,74 milhões em 2060, segundo a projecção divulgada, esta Segunda-feira, pelo departamento de pesquisas do Ministério da Saúde.

Até 2060, o número de japoneses com até 14 anos deve cair para 7,91 milhões, menos de metade do número actual.

Já a população com 65 anos ou mais deve aumentar em 18 por cento, chegando a 34,64 milhões, o que representará 39,9 por cento da população total, na estimativa de 2010, esse grupo compunha 23 por cento do total.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts