Pelo menos 18 pessoas morreram, semana passada, em consequência de 55 acidentes de viação registados em todo o país, anunciou, Terca-feira, em Maputo, a Polícia da República de Moçambique (PRM).
Falando durante o habitual briefing semanal à imprensa, o porta-voz do Comando-geral da PRM, Pedro Cossa, disse que estes acidentes também resultaram em 70 feridos graves e outros 82 em estado ligeiro.
“Em termos de tipos de acidentes, tivemos 30 atropelamentos, alguns dos quais podem se ter traduzido em mortos e feridos graves, oito choques entre carros, seis despistes, entre outros”, disse Cossa, acrescentando, no entanto que, pelo menos 12 acidentes foram causados por excesso de velocidade.
Elaborando sobre as causas dos acidentes, a fonte indicou que seis tiveram como origem o mau posicionamento de passageiros e quatro por ultrapassagens irregulares.
Durante o período em análise, as autoridades fiscalizaram um total de 16.568 viaturas, tendo sido aplicadas cerca de 3.000 multas por varias infracções contra o Código de Estradas.
Outras penalizações aplicadas aos infractores incluem a apreensão de 70 cartas de condução por condução sob efeito de álcool. Outros 45 motoristas ficaram sem as suas cartas por excesso de velocidade.