Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aeroporto do Xai-Xai orçado em 370 milhões de meticais

Pela primeira vez na sua história, a província meridional de Gaza deverá passar a contar com um aeroporto internacional a partir do presente ano de 2012 para acolher voos domésticos e internacionais.

As obras de construção da infra-estrutura estão orçadas em cerca de 370 milhões de meticais, segundo a empresa pública Aeroportos de Moçambique, realçando que o investimento para 2012 já está aprovado pelo Governo no montante global de 1.716.691 mil meticais a provir de capitais próprios e alheios.

O mesmo orçamento para este ano prevê também a construção de raiz do novo aeroporto internacional de Nacala, na província nortenha de Nampula, obras de reabilitação da pista da aerogare de Quelimane, reparação da pista de Lichinga e efectivação do plano-director para o novo aeroporto de Vilankulo, em Inhambane, inaugurado pelo Presidente da República, Armando Guebuza, em 2011.

Localização

Entretanto, estudos e escolha do local para a instalação do empreendimento decorrem desde o ano passado, segundo uma fonte segura do Ministério dos Transportes e Comunicações que muito tem feito no sentido de Gaza passar também a contar com um aeroporto internacional, cuja falta se faz sentir há bastante tempo para facilitar a vinda de turistas e investidores estrangeiros para lazer e negócios.

O plano inicial apontava a vila-sede do distrito do Chibuto, ainda em Gaza, como local para a construção do aeroporto internacional do Xai- Xai, projecto já abandonado por na zona onde está a pista e onde estaria o empreendimento registar a ocorrência de areias pesadas, cuja exploração deveria arrancar este ano de 2012 pela companhia BHP Billiton, da Austrália.

Sabe-se ainda sobre estes minerais pesados que para o presente ano estão programadas acções de prospecção e pesquisa dos projectos das areias pesadas do Chibuto e Xai-Xai, em Gaza, Maebasse, na Zambézia, e de Jangamo, na província meridional de Inhambane.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts