O Centro de Mediação de Conflitos Laborais de Nampula acaba de notificar trabalhadores da empresa de segurança privada “Baleia Segurança”, que no mês de Dezembro último desencadearam uma manifestação, reivindicando a falta de pagamento dos seus ordenados, correspondentes a 10 meses.
Os trabalhadores foram notificados em resposta à queixa apresentada pela direcção geral daquela empresa de segurança privada, a partir da capital do país, segundo a qual as suas instalações tinham sido vandalizadas durante as manifestações, sem, no entanto, priorizarem o diálogo.
O comandante a nível da cidade de Nampula, Ângelo António Nibile, mostrou-se intrigado face à reacção do patronato que preferiu intimidar os seus trabalhadores ao invés de resolver o problema da falta de salários.
Contudo, afirmou que não irá descansar sem que haja um consenso entre ambas as partes. Nibile disse ainda que, depois das manifestações, a empresa procedeu ao pagamento de metade do salário, referente ao mês de Dezembro, aos trabalhadores afectos ao posto da Petromoc.
Neste momento, e de acordo com a fonte, foram já colectados os valores dos postos da cidade de Nampula e encaminhados à sede da empresa, localizada na cidade de Maputo.