A 1ª sessão ordinária do secretariado-geral do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) havido, Quinta-feira, na Beira, concluiu que existem condições políticas para que esta formação política concorra nas eleições intercalares de Inhambane, agendada para Abril próximo.
De acordo com o secretário-geral do MDM, Luís Boavida, citado pelo jornal Diário de Moçambique, que presidiu à referida sessão, o secretariado-geral, órgão executivo, tem vindo a receber chamadas telefónicas a encorajar o partido no sentido de participar nas eleições intercalares de Inhambane.
“Esta é uma das conclusões saídas da sessão ordinária do secretariado-geral que vai ser apresentada à Comissão Politica Nacional do partido que se reúne nos dias 21 a 22 deste mês em Inhambane”, referiu Luís Boavida, precisando que caberá a este órgão máximo do partido deliberar.
Acrescentou que o secretariado-geral tem, neste momento, a capacidade de preparar o partido na mobilização para vencer o pleito, tal como aconteceu em Quelimane.
Entretanto, o presidente do MDM, Daviz Simango, disse que as pressões das eleições intercalares de Inhambane não devem desviar as intenções para a realização do 1º congresso do partido, agendado para final deste ano, segundo decidiu a sessão da Comissão Política em Nampula , ano passado.
Contudo, referiu que é com base nas actividades planificadas e organizadas que a sua formação política pode continuar a arrastar diversas classes e estratos sociais interessadas na transformação e mudança social do país.
De acordo com Simango, os princípios fundamentais da construção do MDM devem ser na base de acções, sem, no entanto, descurar a observância da disciplina interna.
“Por isso, apelo a todos os quadros do nosso partido para muita responsabilidade, dedicação e respeito às bases. Isto fará com que Moçambique seja de facto para todos”, disse, apelando à manutenção do espírito de equipa, assegurando que cada membro complemente o outro, sem protagonismo.
A 1ª sessão ordinária do secretariado-geral também analisou e aprovou o desempenho dos departamentos que constituem aquele órgão do MDM, nomeadamente os relatórios financeiros, com maior destaque para a disciplina financeira e o sistema de prestação de contas, e o desempenho das dez delegações políticas provinciais, incluindo a da cidade de Maputo, durante o ano 2011.