Os acidentes de viação registados em todo o território moçambicano, durante a semana de 31 de Dezembro de 2011 a seis de Janeiro do ano em curso, saldaram-se na morte de 38 pessoas.
Um comunicado da Polícia da República de Moçambique (PRM), recebido pela AIM, dá conta de que, em todo o país, foram registados, durante o período em apreço, 65 acidentes que para além das vítimas causaram 64 feridos graves e 98 ligeiros.
Os dados, embora transmitam a ideia de redução do número de acidentes tendo em conta que no ano anterior foram registados em igual período 76 acidentes, o que representa uma redução em 12 casos, continuam a preocupar pela subida do seu índice mortal.
A policia revela que dos 65 acidentes registados, 38 tiveram com causas o excesso de velocidade, 14 por má travessia do peão, dois por corte de prioridade, a ultrapassagem irregular, a condução em estado de embriagues, o cruzamento irregular (um para cada caso), cinco por deficiências mecânicas das viaturas e três por mau posicionamento do passageiro.
No âmbito da educação na via pública para a prevenção e combate aos acidentes, a PRM afirma ter fiscalizado 26.202 viaturas numa operação que resultou na aplicação de 3.160 multas por violação das regras de trânsito e a apreensão de 175 veículos por diversas irregularidades.
Durante o mesmo exercício, foram também apreendidas 191 cartas de condução por excesso de velocidade, das quais 100 condutores acusaram positivo nos testes de alcoolemia.
A corporação apreendeu igualmente 59 livretes por infracção ao Código de Estrada e 17 indivíduos detidos por condução ilegal.
A cidade de Maputo, com 11 sinistros, lidera a lista das parcelas que mais acidentes registaram, seguida das províncias de Sofala, Maputo província, Gaza, Inhambane e Manica.