Cerca de 8,1 milhões de dólares norte-americanos deverão ser desembolsados, este ano, pelo Governo do Japão, para apoiar esforços, visando minimizar o impacto negativo das mudanças climáticas em Moçambique.
Basicamente, o valor será destinado a apoiar acções de conservação de florestas nacionais, segundo fonte da Embaixada japonesa em Moçambique, acrescentando que a iniciativa faz parte do “comprometimento do Japão visando apoiar a viabilização de projectos de desenvolvimento socioeconómico do país em 2012”.
Para além daquela iniciativa, o Japão deverá aplicar um outro valor de cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos para a viabilização de um projecto de produção de biocombustíveis na região Centro do país, segundo Keiji Hamada, conselheiro da Embaixada nipónica no Maputo, acrescentando que o programa inclui o fornecimento de equipamento para ser utilizado por produtores do sector privado para dinamizar o cultivo da jatrofa.
No global, a ajuda japonesa a Moçambique deverá totalizar 60 milhões de dólares norte-americanos, em 2012, de acordo ainda com Hamada, salientando que o valor será destinado à viabilização de cerca de 20 projectos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.
Apesar da persistente crise financeira mundial, o Japão vai manter “todos os programas traçados para Moçambique”, realçou Hamada, sublinhando que o envolvimento daquele país asiático nos programas de desenvolvimento de Moçambique visa, sobretudo, estimular o investimento privado e contribuir para a redução dos índices de pobreza absoluta no país.