Moçambique deverá beneficiar de parte de 240 milhões de dólares norteamericanos aprovados pelo Governo brasileiro para apoiar empresários locais interessados em desenvolver a actividade agrícola em 2012.
A iniciativa destina-se a estimular o sector da agricultura, promoção de produtos, equipamentos e tecnologia agrícolas de origem brasileira em Moçambique, segundo a Câmara de Comércio Moçambique/Brasil, instituição criada em 2003 para promover e facilitar trocas comerciais entre os dois países.
Para a viabilização daquele programa, denominado Projecto Mais Alimento, será priorizado o cultivo intensivo de culturas agrícolas tidas como de alto rendimento, como arroz, milho, feijão, citrinos, entre outras variedades destinadas ao consumo doméstico e exportação, de acordo ainda com a Câmara de Comércio Moçambique/Brasil.
“O nosso objectivo é começar a transferir para Moçambique tecnologia e equipamento já em Janeiro de 2012”, salienta o documento da Câmara de Comércio Moçambique/Brasil.
Refira-se que uma missão empresarial de cerca de 50 agentes económicos brasileiros visitou Moçambique, em Dezembro de 2011, para estabelecimento de acordos de negócios com empresários moçambicanos a serem implementados a partir de 2012.