O músico senegalês Youssou N’dour anunciou a intenção de disputar as eleições presidenciais de Fevereiro no seu país, onde o actual Presidente, Abdoulaye Wade, é favorito para obter um novo mandato.
N’dour faz críticas frequentes a Wade, que está no cargo há 11 anos e enfrentará mais de dez candidatos nas próximas eleições.
“Sou candidato, vou envolver-me na corrida presidencial”, disse N’dour em declarações transmitidas, Segunda-feira, à noite pela sua emissora de rádio e TV, a TFM. O músico tem atacado o actual governo por fazer gastos descabidos num país onde empregos formais são escassos, e a renda média per capita é de 3 dólares por dia.
N’dour é enormemente popular no Senegal por sua música, que ajudou a divulgar o estilo “Mbalax” de canto e batuque. Não está claro, porém, se ele conseguirá transformar a sua fama em votos.
“Há muito tempo, homens e mulheres demonstram o seu optimismo, sonhando com um novo Senegal”, disse ele, Segunda-feira. “Eles de várias maneiras pediram minha candidatura na corrida presidencial de Fevereiro. Eu escutei. Eu ouvi.”
“É verdade que não tenho formação universitária, mas a presidência não é algo para que se vai à escola”, disse o músico, que, em Novembro, anunciou o cancelamento dos seus shows para se dedicar à política.