Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Filha de ex-presidente iraniano é condenada à prisão

Uma filha do ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, Faezeh Hashemi, foi condenada a seis meses de prisão, esta Terça-feira, e banida da política por “propaganda contra o Estado” durante as eleições presidenciais de 2009, informou a mídia local.

O país, uma república islâmica, vem aumentando a pressão sobre a oposição à medida que se aproximam as eleições parlamentares de 2 de Março, o primeiro teste da popularidade do regime clerical desde as controvertidas eleições de 2009, que críticos do sistema iraniano dizem ter sido fraudada para permitir a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad.

Rafsanjani lidera um órgão poderoso que resolve disputas entre o Parlamento e um conselho clerical linha-dura. Ele aliou-se aos reformistas depois das eleições, a qual provocou protestos de rua de dezenas de milhares de pessoas durante oito meses.

Faezeh Hashemi foi ao julgamento no mês passado sob a acusação de ter feito “campanha contra o sistema islâmico”, disse a agência estudantil Isna.

Ela foi detida por um breve período depois de ter feito um pronunciamento aos partidários do candidato presidencial Mirhossein Mousavi, quando eles se reuniram diante do prédio da emissora estatal de TV, desafiando a proibição governamental de protestos da oposição.

“Minha cliente foi sentenciada a 6 meses de prisão e proibida de se envolver em quaisquer actividades políticas e culturais por cinco anos”, disse o advogado dela, Gholam-ali Riyahi, segundo a Isna. Faezeh tem 20 dias para apelar da sentença.

Milhares de pessoas, incluindo dirigentes do bloco reformista, foram detidos depois das eleições, acusados de fomentar distúrbios. A maioria foi solta, mas mais de 80 pessoas foram condenadas a até 15 anos de prisão e cinco delas, à pena de morte.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts