Obrigado ao elenco jovem deste jornal que arduamente tem se esforçado para nos manter informados. Pelo mesmo custo de oportunidade, o que me leva a escrever este texto tem a ver com algumas dúvidas que tenho em relação ao risco de uma mulher grávida estar exposta as máquinas de RX, nos hospitais. Na verdade já ouvi dizer que constitui um risco mas sem nenhuma certeza.
Queria saber se existe alguma probabilidade ou o risco do recém-nascido desenvolver uma malformação congénita, e, se existe, qual a proporção e que tipo de doenças a criança pode adquirir ou nascer com elas? E se a mulher, mesmo grávida, estiver doente ou internada e por questões clínicas haja necessidade de fazer RX, o risco é o mesmo? Às vezes vejo mulheres grávidas expostas àquelas máquinas e talvez, por falta de informação, não sabem como se livrar. Obrigado. Alex Muchanga
Olá, Alex. Obrigado por partilhares esta dúvida que é muito interessante. A maior parte dos exames de Raio X que são efectuados na gestante é segura e não oferece risco signifi cativo ao feto. A gestante deve preocupar-se quando tiver sido exposta a níveis altos de radiação ionizante, e que não reflicta a realidade das pequenas doses às quais profissionais e pacientes são submetidos durante exames radiológicos de rotina.
Se a gestante for submetida ao exame radiológico sem saber que estava grávida, deve informar imediatamente o seu obstetra para que se necessário, possam ser tomadas as devidas precauções. A ocorrência de efeitos graves para o feto depende da dose de radiação absorvida e da idade gestacional.
Geralmente, baixas doses de radiação absorvida podem provocar dano celular transitório e passível de ser reparado pelo próprio organismo, mesmo correndo riscos mínimos, e é recomendável que tais procedimentos sejam evitados durante o primeiro mês de gravidez, período em que está ocorrendo a formação do feto. Mas nada de pânico! Só existe risco para o bebê quando a carga de radiação é muito elevada (várias radiografias), número de exames nunca pedidos pelos médicos, a não ser em casos extremos.
De qualquer maneira, antes da gestante se submeter a qualquer exame ou tratamento, deve falar antes com o seu médico. Só ele poderá orientá-la correctamente e tirar todas as suas dúvidas. Espero ter ajudado a esclarecer as tuas dúvidas. Bom final de semana!