Em 2011, o Melhores Marcas de Moçambique, um programa de pesquisa em comunicação votado à “valorização das marcas e dos profissionais que os trabalham”, no país, elegeu a Nokia, como melhor marca em Moçambique, ao mesmo tempo em que os profissionais de marketing encontraram no BCI, não apenas uma instituição bancária, mas a melhor marca do mesmo ano.
Nas últimas duas edições do MMM, a DDB Moçambique e Intercampus conseguiram avaliar nos seus inquéritos sociais um número de marcas inferior à 200, o que equivale a dizer que em 2011, este programa observou uma evolução significativa, em termos de marcas avaliadas, passando de 174 para 266 marcas, um progresso de 92 marcas, quando comparado à edição de 2010.
No documento enviado para a redacção do @Verdade lê-se que, para a edição deste ano, “foram realizadas um número recorde de entrevistas válidas, 19.688, em duas fases”, em todas as capitais provinciais do país, como forma de colher impressões dos moçambicanos sobre as marcas. Aliás, para os mentores da iniciativa, “na prática, uma marca pode ser muito conhecida, ou seja, com uma grande notoriedade, mas não ser bem avaliada”. Por isso, este “projecto (…) da? voz aos moc?ambicanos”, para o efeito.
Digamos que as marcas de serviços ou produtos ligados, de uma ou de outra forma, à comunicação comportaram-se do seguinte modo: a Nokia lidera – melhor marca universal – lidera a categoria de telefonia móvel, a DSTV que se afigura na 11ª posição do rank lidera a televisão paga, a Vodacom Moçambique, na 16ª posição lidera os serviços de internet ao passo que a sua homóloga, Moçambique Celular (17ª posição) lidera o campo de de operadoras de telefonia móvel.
Na comunicação social, o Jornal Notícias (na 27ª posição) lidera os medias impressos, ao passo que nos meios audiovisuais temos a Televisão Miramar (25ª posição) e a Rádio Moçambique (na 29 posição) a comandar.
No campo de produtos de primeira necessidade ou produtos alimentares, temos a Top Score – marca de farinha de milho – a liderar na segunda posição do rank geral, ao passo que a Tennis, no campo da guloseimas se enquadra em terceira posição. Na oitava e nona posições tem-se, nas categorias de Sumos e Refrigerantes e Águas, a Ceres e a Namaacha, respectivamente.
De acordo com a DDB – ainda neste campo – os moçambicanos escolheram a Dona Ana que se encontra na 12ª posição, como melhor marca de Arroz, ao passo na categoria de Bebidas alcoólicas, a Laurentina encontra-se na cauda, 32ª posição, de todos os avaliados.
Quadro geral das Melhores Marcas de Moçambique
O quadro abaixo resume o comportamento geral das marcas nacionais e internacionais em Moçambique:
Sector |
Rank |
Marca |
Telemóveis |
1 |
Nokia |
Outros Produtos Alimentares |
2 |
Top Score |
Doces e Bolachas |
3 |
Tennis |
Energia |
4 |
EDM |
Transportes |
5 |
TPM |
Ensino Superior |
6 |
UEM |
Higiene |
7 |
Aquafresh |
Sumos e Refrigerantes |
8 |
Ceres |
Águas |
9 |
Namaacha |
Bebidas Desidratadas |
10 |
Milo |
TV Paga |
11 |
DSTV |
Arroz |
12 |
Dona Ana |
Indústria |
13 |
Cimentos de Moçambique |
Automóvel |
14 |
Toyota |
Eventos |
15 |
Jogos Africanos |
Internet |
16 |
VODACOM |
Operadoras |
17 |
MCEL |
Acção Social |
18 |
Unicef |
Electrónica de Consumo |
19 |
Defy |
Informática |
20 |
HP |
Produtos Limpeza |
21 |
Sunligth |
Vestuário |
22 |
Levis |
Turismo |
23 |
Pemba Beach Hotel |
Preservativos |
24 |
Prudence |
Canais de Televisão |
25 |
Miramar |
Banca |
26 |
Millennium BIM |
Jornais |
27 |
Notícias |
Combustíveis |
28 |
Petromoc |
Rádios |
29 |
Rádio Moçambique |
Clubes Desportivos |
30 |
Ferroviário de Maputo |
Seguros |
31 |
Global Alliance |
Bebidas Alcoólicas |
32 |
LAURENTINA |