Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Divulgadas melhores marcas de Moçambique

Em 2011, o Melhores Marcas de Moçambique, um programa de pesquisa em comunicação votado à “valorização das marcas e dos profissionais que os trabalham”, no país, elegeu a Nokia, como melhor marca em Moçambique, ao mesmo tempo em que os profissionais de marketing encontraram no BCI, não apenas uma instituição bancária, mas a melhor marca do mesmo ano.

Nas últimas duas edições do MMM, a DDB Moçambique e Intercampus conseguiram avaliar nos seus inquéritos sociais um número de marcas inferior à 200, o que equivale a dizer que em 2011, este programa observou uma evolução significativa, em termos de marcas avaliadas, passando de 174 para 266 marcas, um progresso de 92 marcas, quando comparado à edição de 2010.

No documento enviado para a redacção do @Verdade lê-se que, para a edição deste ano, “foram realizadas um número recorde de entrevistas válidas, 19.688, em duas fases”, em todas as capitais provinciais do país, como forma de colher impressões dos moçambicanos sobre as marcas. Aliás, para os mentores da iniciativa, “na prática, uma marca pode ser muito conhecida, ou seja, com uma grande notoriedade, mas não ser bem avaliada”. Por isso, este “projecto (…) da? voz aos moc?ambicanos”, para o efeito.

Digamos que as marcas de serviços ou produtos ligados, de uma ou de outra forma, à comunicação comportaram-se do seguinte modo: a Nokia lidera – melhor marca universal – lidera a categoria de telefonia móvel, a DSTV que se afigura na 11ª posição do rank lidera a televisão paga, a Vodacom Moçambique, na 16ª posição lidera os serviços de internet ao passo que a sua homóloga, Moçambique Celular (17ª posição) lidera o campo de de operadoras de telefonia móvel.

Na comunicação social, o Jornal Notícias (na 27ª posição) lidera os medias impressos, ao passo que nos meios audiovisuais temos a Televisão Miramar (25ª posição) e a Rádio Moçambique (na 29 posição) a comandar.

No campo de produtos de primeira necessidade ou produtos alimentares, temos a Top Score – marca de farinha de milho – a liderar na segunda posição do rank geral, ao passo que a Tennis, no campo da guloseimas se enquadra em terceira posição. Na oitava e nona posições tem-se, nas categorias de Sumos e Refrigerantes e Águas, a Ceres e a Namaacha, respectivamente.

De acordo com a DDB – ainda neste campo – os moçambicanos escolheram a Dona Ana que se encontra na 12ª posição, como melhor marca de Arroz, ao passo na categoria de Bebidas alcoólicas, a Laurentina encontra-se na cauda, 32ª posição, de todos os avaliados.

Quadro geral das Melhores Marcas de Moçambique

O quadro abaixo resume o comportamento geral das marcas nacionais e internacionais em Moçambique:

Sector

Rank

Marca

Telemóveis

1

Nokia

Outros Produtos Alimentares

2

Top Score

Doces e Bolachas

3

Tennis

Energia

4

EDM

Transportes

5

TPM

Ensino Superior

6

UEM

Higiene

7

Aquafresh

Sumos e Refrigerantes

8

Ceres

Águas

9

Namaacha

Bebidas Desidratadas

10

Milo

TV Paga

11

DSTV

Arroz

12

Dona Ana

Indústria

13

Cimentos de Moçambique

Automóvel

14

Toyota

Eventos

15

Jogos Africanos

Internet

16

VODACOM

Operadoras

17

MCEL

Acção Social

18

Unicef

Electrónica de Consumo

19

Defy

Informática

20

HP

Produtos Limpeza

21

Sunligth

Vestuário

22

Levis

Turismo

23

Pemba Beach Hotel

Preservativos

24

Prudence

Canais de Televisão

25

Miramar

Banca

26

Millennium BIM

Jornais

27

Notícias

Combustíveis

28

Petromoc

Rádios

29

Rádio Moçambique

Clubes Desportivos

30

Ferroviário de Maputo

Seguros

31

Global Alliance

Bebidas Alcoólicas

32

LAURENTINA

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts