Uma nova variedade de arroz está a ser testada por especialistas vietnamitas para apurar o seu grau de adaptabilidade às condições agroclimáticas do posto administrativo de Nante, tido como uma das regiões mais produtoras do cereal da província central da Zambézia.
Os resultados dos ensaios deverão ser conhecidos ao longo da campanha agrícola 2011/2012, segundo Dang Giang, embaixador do Vietname em Moçambique, acrescentando que a iniciativa poderá culminar com o incremento da produção de arroz, das actuais duas toneladas por hectare para cerca de sete toneladas/hectare.
Para o efeito, um total de cinco especialistas vietnamitas já está a trabalhar naquela região desde o início de 2011 e “temos confiança de que a nova variedade de arroz vai alterar o baixo quadro de produção daquela cultura no país”, salientou Giang, ajuntando que os trabalhos estão a ser desenvolvidos em parceria com especialistas do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).
Em declarações ao Correio da manhã, aquele diplomata disse ainda que os vietnamitas estão a aplicar, em Nante, “alta tecnologia de irrigação para que a produção agrícola deixe de depender somente da chuva”, apontando a formação de técnicos e agentes económicos nacionais, bem como a assistência técnica às associações locais de camponeses como outras acções em curso naquela região.
Para além do Vietname, a China tem estado a transferir a sua tecnologia para apoiar esforços de Moçambique visando melhorar os níveis de produção de arroz em diferentes regiões potencialmente agrícolas do país.