Cerca de 21,4% de um universo de 93.988 milhões de meticais concedidos pela banca comercial moçambicana a sectores produtivos ao longo do primeiro semestre de 2011 foram direccionados à área do Comércio, segundo o Ministério de Planificação e Desenvolvimento (MPD).
Os Transportes e Comunicações e Construção são áreas contempladas com 12% e 7,3% do volume global do crédito à economia concedido de Janeiro a Junho últimos, contra o correspondente a 2,5% do financiamento bancário direccionado aos sectores de Turismo e Habitação, cada, segundo Aiuba Cuereneia, titular da pasta de Planificação e Desenvolvimento.
A Agricultura foi, no período em análise, contemplada com o correspondente a 6,7% e a Indústria com 10,5%, tendo os chamados Particulares e Outros Sectores beneficiado com 19,7% e 17,5% do volume total do crédito à economia concedido pela banca comercial moçambicana, igualmente entre os meses de Janeiro e Junho de 2011.
Refira-se, entretanto, que a economia moçambicana cresceu naquele período em cerca de 7,1%, a inflação entre Junho de 2010 e Junho de 2011 foi de 14,75% e o Metical registou uma apreciação de 14,56%, face ao Dólar dos Estados Unidos da América (EUA), e 5,46%, relativamente ao Rand, da vizinha África do Sul.
Em termos das exportações, o volume registado no primeiro trimestre deste ano foi de 635,2 milhões de dólares e o saldo das reservas internacionais líquidas foi de pouco mais de dois biliões de dólares, valor que dá para cobrir cinco meses de importação sem exportação.