Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comércio beneficia de 21,4% do crédito à economia

Cerca de 21,4% de um universo de 93.988 milhões de meticais concedidos pela banca comercial moçambicana a sectores produtivos ao longo do primeiro semestre de 2011 foram direccionados à área do Comércio, segundo o Ministério de Planificação e Desenvolvimento (MPD).

Os Transportes e Comunicações e Construção são áreas contempladas com 12% e 7,3% do volume global do crédito à economia concedido de Janeiro a Junho últimos, contra o correspondente a 2,5% do financiamento bancário direccionado aos sectores de Turismo e Habitação, cada, segundo Aiuba Cuereneia, titular da pasta de Planificação e Desenvolvimento.

A Agricultura foi, no período em análise, contemplada com o correspondente a 6,7% e a Indústria com 10,5%, tendo os chamados Particulares e Outros Sectores beneficiado com 19,7% e 17,5% do volume total do crédito à economia concedido pela banca comercial moçambicana, igualmente entre os meses de Janeiro e Junho de 2011.

Refira-se, entretanto, que a economia moçambicana cresceu naquele período em cerca de 7,1%, a inflação entre Junho de 2010 e Junho de 2011 foi de 14,75% e o Metical registou uma apreciação de 14,56%, face ao Dólar dos Estados Unidos da América (EUA), e 5,46%, relativamente ao Rand, da vizinha África do Sul.

Em termos das exportações, o volume registado no primeiro trimestre deste ano foi de 635,2 milhões de dólares e o saldo das reservas internacionais líquidas foi de pouco mais de dois biliões de dólares, valor que dá para cobrir cinco meses de importação sem exportação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts