A partir de Novembro próximo crianças seropositivas vão beneficiar de novas directrizes de Tratamento Anti-Retroviral (TARV) com vista a aumentar o período de vida, depois de detectado o estado de seroprevalência.
Trata-se de novas medidas introduzidas recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para as quais o nosso país ainda não havia apurado as metodologias de implementação abrangentes ao nível das unidades sanitárias..
Presentemente, directores das unidades sanitárias distritais e médicos dos Centros de saúde da cidade de Nampula beneficiam de uma capacitação em matérias de novas directrizes de tratamento de antiretrovirais em crianças seropositivas.
De acordo com Anabela de Almeida, directora do Centro de Saúde 1º de Maio, falando na qualidade de formadora, disse que neste momento procura-se fazer a actualização dos médicos para que até o mês de Novembro do presente ano comecem a implementar o tratamento precoce das crianças infectadas pelo vírus de HIV/ SIDA.
Importa referir que Nampula possui uma taxa de seroprevalência em menores muito baixa relativamente às outras províncias do país.