O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-dama saíram por alguns minutos de sua limusine durante o tradicional desfile em direção à Casa Branca, levando a multidão ao delírio.
Obama passou diante dos militares perto do Capitólio, sede do Parlamento americano, com sua esposa Michelle. O casal subiu em seguida na limusine presidencial blindada, com vidros à prova de bala e pneus reforçados. Cercada por agentes dos serviços secretos encarregados da proteção das personalidades oficiais, a limusine deixou o Capitólio, onde o presidente prestara juramento algumas horas antes, para um percurso de 2,7 km até a Casa Branca.
Com bandeiras americanas do lado do capô, a limusine, cujas portas ostentavam pela primeira vez o novo logotipo presidencial, se dirigia lentamente para o número 1600 da Pensilvania Avenue, onde fica a Casa Branca, sob as aclamações e os gritos de uma multidão entusiasta. O presidente e sua esposa saíram por alguns minutos para saudar a multidão, andando de mãos dadas, arrancando gritos de alegria. O vice-presidente, Joe Biden, e sua esposa, fizeram o mesmo.
Desde Thomas Jefferson, há mais de 200 anos, a maioria dos presidentes andou em pelo menos parte do percurso até a Casa Branca no dia de sua posse. Com um atraso de uma hora em relação ao horário previsto, Obama vai fez a inspeção das tropas juntamente com Biden na Casa Branca. De acordo com autoridades locais, cerca de 350.000 pessoas estavam no desfile, e mais de dois milhões assistiram ao juramento do presidente no Mall, diante do Capitólio.