As finais das duas conferências da NBA terminaram do mesmo modo. No Oeste, Oklahoma liderava no quarto período com uma diferença confortável e Dallas recuperou de modo surpreendente no último par de minutos. No Leste, aconteceu o mesmo, em Chicago, com os Bulls a delapidarem a vantagem no final do jogo, e os Miami Heat a fazerem dois triplos decisivos, no derradeiro minuto.
Assim, num jogo em que a pressão emocional conta tanto como a perícia técnica, a final da Liga Profissional de Basquetebol norte-americano (NBA) vai colocar frente a frente duas equipas com jogadores bem maduros e experientes (Nowitski e Kidd nos Mavericks, e James e Wade nos Heat).
Será uma reedição da final do título de 2006, quando os Mavericks chegaram a conseguir uma vantagem de 2 a 0, mas os Heat viraram para 4 a 2 e foram os campeões. Apesar da longa série negativa, os adeptos dos Miami têm óptimas lembranças da última vitória contra os Mavericks. O resultado positivo mais recente diante do Mavericks é o mais importante da história da NBA.
A longa sequência de invencibilidade fez os Dallas virar o resultado no histórico de duelos com os Miami. Os Mavericks venceram os Heat 29 vezes em jogos de temporada regular. A equipa da Flórida conseguiu superar o rival em 20 oportunidades. Considerando também os jogos da final de 2006, a equipa do Texas vence por 31 a 24. Nos dois encontros desta temporada, os Dallas apareceram em dois momentos pontuais da temporada dos Miami. O primeiro jogo aconteceu em Novembro. Com a derrota, os Heat registaram uma campanha com apenas nove resultados positivos em 17 possíveis. O momento foi o auge das críticas em relação ao trabalho de Erik Spoelstra.
Após a derrota, os Miami voaram no campeonato. A equipa conseguiu 21 vitórias em 22 jogos. O único tropeço aconteceu justamente diante dos Dallas, no dia 20 de Dezembro. LeBron vs Dirk Nowitzki LeBron James terá uma dura missão pela frente. O craque do Miami Heat pode ser o eleito para marcar o alemão Dirk Nowitzki na final da NBA contra o Dallas Mavericks.
Para repetir a época de 2006, superar o rival texano e ficar com o bicampeonato, os Heat precisam de conter o bom momento de Nowiztki. O alemão foi o principal obreiro dos Mavericks na conquista da Conferência Oeste. “Se for preciso marcá-lo durante todo o andamento da série, eu vou fazê-lo”, disse James em entrevista.
“As pessoas vêem-me como um bom jogador defensivo e ele é o melhor jogador no ataque. Então é automático que me coloquem com ele. Custe o que custar, isso (marcação) não me importa”. Na série contra o Chicago Bulls na final do Leste, James teve um importante papel defensivo.
O jogador foi o responsável por marcar Derrick Rose, eleito MVP da temporada. O craque do Heat teve bom desempenho e conseguiu, inclusive, o toque que determinou a classificação à final no quinto jogo contra o rival de Illinois. James teve o seu esforço defensivo reconhecido esta temporada. Ao lado de Rajon Rondo, Kobe Bryant, Kevin Garnett e Dwight Howad, o atleta do Miami fez parte da primeira equipa de defesa da NBA. Nowitzki é o segundo jogador que mais faz pontos nos playoffs.
O alemão do Dallas tem média de 28,4 pontos por partida na fase decisiva deste campeonato. Apenas Kevin Durant com 28,6 tem desempenho melhor.
Nos dois encontros entre Miami e Dallas na temporada regular, Nowitzki levou a melhor. O alemão teve uma média de 24 pontos e ajudou a sua equipa a vencer as duas partidas.