Os Mavericks estão na final da NBA. Com uma sensacional reação nos últimos dois minutos, a equipe de Dallas derrotou os Oklahoma City Thunder por 100 a 96 (52 a 55 no primeiro tempo), na noite desta quarta-feira (já madrugada de quinta em Moçambique), garantiu o título da Conferência Oeste e carimbou passaporte à final da temporada.
A equipe de Dirk Nowitzki perdia por 94 a 90 a 2min12s do fim quando partiu para a vitória consagradora diante da sua claque, fechando a série em 4 a 1 (121 a 112; 100 a 106; 93 a 87; 112 a 105; e 100 a 96). Como de costume, o alemão foi elemento de realce nos Mavericks, inclusive acertando uma bola de três que virou o marcador para os locais no último minuto do combate.
Nowitzki e Shawn Marion comandaram o triunfo, anotando 26 pontos cada. Os armadores JJ Barea e Jason Terry, com 14 e 12 pontos, respectivamente, também foram peças importantes no quadro local.
Russell Westbrook, por sua vez, foi o grande nome do Thunder. Devendo nas partidas anteriores, o ala brilhou para a equipe visitante, assinalando 31 pontos e fechando o embate como o principal anotador.
Kevin Durant e James Harden, ambos com 23, também tiveram atuações destacadas.
Garantido nas finais da NBA, o Dallas Mavericks aguarda agora o vencedor do duelo entre Heat e Bulls pela Conferência Leste. Até o momento foram disputadas quatro partidas e a equipa de Miami vence por 3 a 1, estando a somente mais uma viória da final.