O Chelsea demitiu Carlo Ancelotti do cargo de treinador do clube, domingo, um ano depois de ele comandar a equipe na conquista do Double (Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra) em sua primeira temporada no cargo.
O Chelsea completou uma campanha desapontadora com uma derrota pelo Campeonato Inglês por 1 x 0 para um Everton com um jogador a menos e terminou como vice, nove pontos abaixo do campeão Manchester United e à frente do Manchester City apenas pelo saldo de golos.Duas horas mais tarde o clube divulgou um comunicado no seu site oficial. “O Chelsea Football Club confirma que Carlo Ancelotti não faz mais parte do clube, domingo, afirmou o Chelsea em comunicado.
“O proprietário e o conselho gostariam de agradecer a Carlo pela sua contribuição e por suas realizações desde que assumiu o cargo de treinador em julho de 2009, que incluem a conquista do Double (Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra) pela primeira vez na história do clube.”
“No entanto, o desempenho nesta temporada sofreu uma queda além da expectativa e o clube sente que é hora de fazer esta mudança e se preparar para a próxima temporada.”
“Os objetivos do Chelsea a longo prazo e as ambições continuam sem mudanças e nós vamos agora concentrar todos os nossos esforços em identificar um novo treinador.”
Um ano atrás, o italiano Ancelotti selou sua primeira temporada no campeonato inglês com uma goleada por 8 x 0 sobre o Wigan para confirmar o título com estilo. O Chelsea então conquistou também a Copa da Inglaterra (FA Cup) com uma vitória por 1 x 0 sobre o Portsmouth.
Voo inicial
A equipe começou a temporada mais uma vez voando alto, mas o entusiasmo passou e a equipe foi caindo em todas as frentes.
O destino de Ancelotti provavelmente foi selado quando o Chelsea perdeu para o Manchester United nas quartas-de-final da Liga dos Campeões, competição que o proprietário russo Roman Abramovich quer vencer desesperadamente.
Nem a chegada do atacante espanhol Fernando Torres pelo valor recorde de 50 milhões de libras (81,16 milhões de dólares) em janeiro mudou a sorte e a saída de Ancelotti um ano antes do fim do seu contrato veio sem que fosse uma real surpresa.
“Haverá uma reunião. O clube pode julgar meu trabalho e depois irá tomar uma decisão”, disse Ancelotti a Sky Sports após a partida com o Everton.
“O ano passado foi muito bom, este ano nem tanto.”