A nova reitora do Instituto Superior de Tecnologia e Gestão (ISTEG), Samaria dos Anjos Tovele, indicou como um dos grandes desafios daquela instituição de ensino garantir que as competências científicas, tecnológicas e culturais por si providas sejam relevantes para a sociedade e que contribuam para responder às necessidades sempre dinâmicas do mundo actual.
Discursando momentos após a sua tomada de posse, ontem em Maputo, a reitora afirmou que este exercício, em torno da garantia da qualidade de ensino, pressupõe uma maior articulação entre os saberes veiculados pela instituição e as necessidades sempre dinâmicas da sociedade. Samaria dos Anjos Tovele disse que o outro desafio consiste em garantir que, neste período em que o mercado de emprego tem dificuldades em absorver todos os graduados, o ISTEG coloque à sua disposição graduados melhor apetrechados com competências científicas, profissionais e culturais relevantes e que sejam mais competitivos de forma a serem reconhecidos pelo seu elevado grau de profissionalismo e responsabilidade.
O Instituto Superior de Tecnologia e Gestão, inaugurado em 2009, tem a particularidade de leccionar também o ensino secundário, da 8ª a 12ª classe e cursos de licenciatura em Direito, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade e Auditoria, Ciências Jurídicas, Gestão Turístico, Psicologia Social e do Trabalho, entre outros. Inclui também formação profissional em Mecânica, Electricidade e Veterinária, facto considerado importante para o desenvolvimento do distrito, em especial de Boane, onde o instituto possui as suas instalações.
A nova Reitora do ISTEG é licenciada em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane, Mestrada em didáctica de línguas, pela Universidade de Aveiro, em Portugal, e Doutorada em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane. Samaria dos Anjos começou a sua carreira profissional no Instituto Nacional de Desenvolvimento de Educação (INDE), onde, entre outras, desempenhou as funções de técnica pedagógica, instrutora e coordenadora do currículo local no âmbito de implementação do ensino básico.