O Grupo Insitec anunciou na última quinta-feira última, que adquiriu integralmente a CETA – Construção e Serviços, uma empresa de referência em Moçambique e líder do sector de construção.
O facto vem contido num comunicado de imprensa do Conselho de Administração (CA) da Insitec, hoje recebido pela AIM, que refere, ainda, que a CETA conta desde a última Quarta-feira com o novo Presidente do Conselho de Administração (PCA).
Trata-se de Nelson Muianga, nomeado durante a Assembleia-geral Extraordinária realizada naquele mesmo dia. A CETA iniciou as suas actividades em Moçambique há sensivelmente 30 anos e, hoje, é considerada a maior empresa de engenharia e construção, contando com mais de 2.500 colaboradores entre funcionários efectivos e eventuais.
Esta empresa, que possui um vasto parque de maquinas, múltiplos estaleiros, armazéns próprios de materiais e oficinas, opera em todo o país e é especializada em obras públicas, edifícios, estradas, estruturas em betão e em aço, abastecimento de agua, saneamento e drenagens.
Historicamente, a CETA tem tido uma operação de âmbito nacional, com obras dispersas em todo o território nacional, com destaque para a zona Centro e Norte do país.
As províncias de Tete e Cabo Delgado representam, em conjunto, desde 2008, mais de 50 por cento da carteira de negócios desta empresa.
O grupo Insitec congrega hoje na sua estrutura três sub – holdings, nomeadamente a Insitec Imobiliária, a Insitec Constrói e a Insitec Investimentos.
Enquanto que a Insitec Imobiliária é especializada na gestão de projectos de desenvolvimento imobiliário de qualidade, a Insitec Constrói agrupa empresas de referência a nível nacional que operam na área de construção como a CETA e a CINAC, esta última de fabrico de cimento. As instalações fabris localizam-se em Nacala Porto, na província nortenha de Nampula.
A Insitec Investimentos congrega todas as empresas onde a Insitec tem participação financeira em sectores estratégicos da economia, como são o caso da Hidroeléctrica de Mpanda Nkuwa, o Banco Comercial e de Investimentos (BCI), entre outras empresas.