O Millennium Challenge Acount – Moçambique (MCA) adjudicou mais de 13 contratos, num valor global de aproximadamente cinco milhões de dólares norteamericanos (USD) em concursos lançados entre Novembro e Dezembro de 2010.
Os dois maiores contratos, avaliados em cerca de quatro milhões USD, dizem respeito à pesquisa de fontes subterrâneas adicionais de água em Pemba e Montepuez (província de Cabo Delgado), Nacala (Nampula) e Quelimane (Zambézia), no norte e centro do país, respectivamente.
A pesquisa visa avaliar as potencialidades aquíferas para futuros projectos nas quatro áreas. O MCA – Moçambique actua em diversas áreas nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Niassa.
Dos projectos há a destacar o de água e saneamento, avaliado em 203.6 milhões USD, reconstrução de estradas, 176.3 milhões USD, informatização do cadastro nacional de terras, 39.1 milhões USD, relançamento do coqueiro na Zambézia e Nampula, 17.4 milhões USD, e gestão e controlo, 70.5 milhões USD.
De referir que estes projectos são parte de um programa de cinco anos financiado pelo Millennium Challenge Corporation (MCC), dos Estados Unidos da América, no valor de 506.7 milhões de dólares norte-americanos.