Os locais de acumulação de lixo, particularmente nas bermas de estradas da cidade de Nampula, estão a ter grandes problemas de erosão de solos, provocados durante a sua recolha, através da utilização da pá carregadora, que também arrasta consigo a terra, abrindo enormes covas.
É um fenómeno que não parece estar a preocupar as autoridades municipais, pois que, dada a gravidade da situação, medidas correctivas já deveriam ter sido tomadas, com vista a desencorajar tal forma de recolher o lixo na cidade.
A berma da rua Monomotapa, mais precisamente nas antigas instalações da Brigada de Melhoramento Norte, é uma das partes que apresenta covas profundas abertas por essa máquina e que ameaçam derrubar árvores, incluíndo quintais de vedação das aludidas instalações.
A Avenida 25 de Setembro, uma das mais movimentadas da capital da província, é outra que também o processo de remoção do lixo está a criar erosão de solos.
Isso pode-se ver concretamente perto da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica, mesmo ao lado da 2ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique.
A Avenida do Trabalho é outra onde o processo de recolha de lixo, por incrível que pareça, abriu uma grande cova que tende a transformar-se em ravina, isto ao lado do emblemático restaurante-bar mais conhecido por “Gato Preto”.
Há muitos exemplos que se podem dar sobre os problemas sérios de erosão dos solos, provocados durante o processo de recolha do lixo, não só na zona do cimento, como também nos bairros periféricos da cidade.
Aliás, é uma situação generalizada neste município que sugere a tomada de medidas correctivas.
Abdul Paulo, do Gabinete de Comunicação e Imagem no Conselho Municipal da cidade de Nampula, disse contactado pela Reportagem do Wamphula Fax, a propósito deste assunto, que o problema é do conhecimento das autoridades municipais da urbe, embora na realidade, medidas não tenham sido tomadas com vista a corrigí-la.
Referiu que a situação vai continuar por algum tempo, pois que neste momento não há outra saída para se recolher o lixo que é acumulado nesta cidade, senão através da utilização da pá carregadora.
Reconheceu que na realidade ela está a criar problemas de erosão dos solos, mas a solução deste problema passa pela introdução do sistema de contentorizaçao do lixo, que se pensa que está para breve.
Segundo a fonte, para a concretização do referido sistema estão já a serem fabricados, na cidade de Maputo, um número não especificado de contentores encomendados pelo município da cidade de Nampula, que se espera sejam bem utilizados quando chegarem e serem colocados em várias zonas da edilidade.