Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

AMB destaca sapiência demonstrada pelo PR na solução dos problemas do País

O Presidente da Assembleia Municipal da Beira (AMB), Mateus da Cicília Saíze, transmitiu em nome de todos os munícipes da Beira, de todos os membros do órgão que dirige e em seu nome pessoal, saudação efusiva ao Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, pela sapiência demonstrada na solução dos problemas do seu Povo e na condução brilhante dos destinos do País.

No seu discurso de abertura da IX sessão ordinária da Assembleia Municipal da Beira, terça-feira, iniciada e devendo terminar esta quarta-feira, o número dois no Município da Beira recordou que o encontro realiza-se num momento ímpar da nossa história, afirmando que foi a poucos dias que o Governo tomou medidas de impacto imediato visando a redução de preços de alguns produtos básicos para a população e a contenção de despesas públicas, com vista a mitigar os efeitos da crise financeira mundial que também afectou o nosso País.

Reagindo, entretanto, a orientação do Governo de contenção de despesas públicas face a crise financeira mundial de que se referiu, o autarca Saíze transmitiu que isso não pode significar de forma alguma o deixar de cumprir com as obrigações para as Quais os membros da Assembleia e do Conselho Municipal foram eleitos, mas sim realizar-se o que deve ser realizado com poucos recursos a sua disposição.

A sessão que hoje termina no seu primeiro dia incluiu a apresentação do informe sobre o estado da autarquia pelo Presidente do Conselho, Daviz Simango. O informe de 27 páginas sintetiza os últimos desenvolvimentos, nomeadamente factos relevantes ocorridos nesta autarquia no intervalo da IX e VIII Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da Beira. O informe não apresenta novidades.

Os membros da Assembleia Municipal voltaram a colocar em causa o formato e metodologia usados para a elaboração do informe, referindo que o mesmo não satisfaz as suas expectativas.

Entretanto, Daviz Simango que tem sido confrontado com essa situação em quase todas sessões nas quais tem de apresentar informe, criticou os membros da Assembleia Municipal por estes insistentemente contestar sem, no entanto, apresentar propôstas concretas para a melhoria do informe.

Disse estar aberto a sugestões e pediu maior colaboração. Reagindo, o Chefe da Bancada Maioritária da Frelimo, Josefo Nguenha, disse que o recado dado por Daviz Simango deve ser extensivo a todos membros doConselho, descrevendo-os como sendo os assessores do Presidente do Município que o deixam traído.

A sessão prossegue hoje com o cumprimento de outros pontos da agenda que inclui a apreciação da proposta da revisão do Código de posturas; apreciação da proposta da segunda revisão do orçamento municipal de 2010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts