Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mulher do Nobel da Paz pede a amigos para receberem prémio em Oslo

A mulher do Nobel da Paz Liu Xiaobo, em prisão domiciliária, divulgou uma carta aberta na qual pede aos amigos do dissidente detido para receberem, em seu nome, o prémio na Noruega.

Numa carta publicada na Internet, Liu Xia pede a mais de uma centena de próximos do marido, incluindo intelectuais, dissidentes e advogados, para irem a Oslo à cerimónia de entrega do Nobel a 10 de Dezembro.

«Se tomarmos como ponto de partida a situação actual, a probabilidade de Liu Xiaobo e de eu própria irmos receber o prémio é mínima», escreveu Liu Xia, que está em prisão domiciliária em Pequim desde a atribuição do Nobel ao marido, a 8 de Outubro.

«Penso que Liu Xiaobo desejaria vivamente que os seus amigos assistissem a esta cerimónia histórica», adiantou. Yang Jianli, um dissidente que vive nos Estados Unidos, afirmou que foi encarregado por Liu Xia de coordenar a deslocação a Oslo de próximos de Liu Xiaobo.

Liu Xiaobo, detido no nordeste da China, é o primeiro cidadão chinês a quem é atribuído o Nobel da Paz, uma recompensa que irritou Pequim. Este intelectual, de 54 anos, cumpre uma pena de onze anos de prisão por ter sido autor da “Carta 98”, que reclamava uma China democrática.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts