Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…porque sangro depois de um orgasmo?

Olá Tina, meu nome é Wanda. Tenho dores do ventre há 2 anos. Já fiz vários tratamentos e nada. Fiz Laparoscopia e o médico diz que tenho as trompas entupidas e Endometriose. Diz que existe cura. Eu peço a sua ajuda. Não suporto mais as dores, todos os dia tenho dores. A minha auto-estima está em baixo.

Minha querida Wanda, em primeiro lugar eu iria dizer que sinto muito que tenhas que passar por tanta dor. Ao mesmo tempo, gostaria que tu trabalhasses sobre a tua mente, e não deixes que a dor controle a tua existência, percebes o que quero dizer? O que eu quero dizer é que nós como seres humanos temos uma capacidade infinita de suportar adversidades, mas muitas vezes não estamos conscientes dela.

Busca dentro de ti (se rezas, então usa a oração para fazé-lo) esse potencial imenso para não deixares que a dor controle a tua vida. Em segundo lugar, as soluções pragmáticas, querida. Talvez clarificarmos aos outros leitores que a Laparoscopia é um tipo de exame físico que o/a medico/a ginecologista faz, através da introdução de uma lente por uma incisão através do abdómen, para verificar se existem anomalias/lesões físicas e o nível de extensão da Endometriose.

Esta lente chama-se Laparoscópio. Dito isto, me parece que depois desta pequena cirurgia, o médico já identificou o tratamento, pois tu mesma dizes que ele disse-te que existe cura. Realmente já existem em Moçambique terapias adequadas para esta doença, mas tudo depende da extensão da doença, bem como a tua vontade por exemplo de fazer filhos (isto implica um tratamento rigoroso e longo).

O que te aconselho é a voltares ao médico que te examinou e pedires a ele que te ajude a encontrar a terapia mais adequada para a tua idade, não esquecendo de perguntar a ele sobre todos os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *