Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia portuguesa apreende mais quadros falsificados

A Polícia Judiciária (PJ) portuguesa apreendeu cerca de 130 quadros presumivelmente falsos e assinados por grandes nomes da pintura mundial como Leonardo da Vinci, Kandinsky, Picasso, Modigliani, Miró, Chagall, Matisse, Monet e Vieira da Silva.

A apreensão de quadros pela PJ, numa operação intitulada “Caverna do Tesouro”, reforça os indícios que apontam para a utilização de Portugal nas grandes rotas internacionais de falsificação de pintura.

Segundo a PJ, citada pela imprensa lisboeta desta Segunda-feira, esta apreensão, através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, é a maior de sempre efectuada em Portugal e uma das maiores da Europa.

As obras estavam na posse de uma cidadã estrangeira e foram apreendidas na sequência de uma busca domiciliária à sua residência nos arredores de Lisboa, onde foram também encontrados e apreendidos alguns certificados que visavam atestar falsamente a autenticidade dos trabalhos.

A suspeita, adianta a PJ em comunicado, foi detida em flagrante delito e presente ao tribunal competente, tendo ficado sujeita a apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência, proibida de se ausentar do país e ao pagamento de uma caução.

A Policia Judiciária alerta os eventuais interessados na aquisição de pintura, sobretudo de autores com grande cotação no mercado, para que adoptem todas as cautelas no sentido de apurar a sua origem e confirmar a autenticidade antes da conclusão dos negócios, devendo, em caso de dúvida, contactar serviços devidamente especializados.

Na mesma nota de imprensa, a PJ solicita também o contacto a quem recentemente tenha adquirido em Portugal obras de renomados autores estrangeiros sem se certificar convenientemente da sua autenticidade, a fim de a mesma ser averiguada.

Recentemente, a polícia portuguesa apreendeu na cidade do Porto, Norte de Portugal, 20 obras de arte falsificadas, nove das quais confirmadas serem do pintor moçambicano, Malangatana Valente Nguenya.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!