O Presidente conakry-guineense, general Sékouba Konaté, nomeou sábado Sékou Koureissy Condé, até então secretário- geral do Conselho Nacional de Transição (CNT, orgão consultivo), medianeiro da República, anunciou a rádio nacional.
Esta nomeação do ex-ministro da Segurança do defunto Presidente Lansana Conté para o posto de medianeiro da República ocorre depois do anúncio, pelo novo presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), o general maliano Siaka Toumany Sangaré, do adiamento da segunda volta das eleições presidenciais para uma data “a ser fixada brevemente”.
Professor de Resolução de Conflitos, o antigo ministro da Segurança, que ficou durante muito tempo nos Estados Unidos no quadro dos seus estudos universitários, mantém boas relações com toda a classe política e com os quadros da administração.
O posto de Medianeiro da República, inscrito na nova Constituição, é um “órgão intercessor, gracioso e independente, entre a Administração Pública e os administrados”, criado para um mandato de sete anos não renovável.