Moçambique acolhe a próxima reunião dos chefes de Polícia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Novembro, para debater questões de cooperação, nomeadamente os Jogos Africanos de Maputo, anunciou o Comando-Geral da Polícia.
Desde o último encontro em São Tomé e Príncipe, em 2009, a presidência do fórum dos comandantes-gerais das polícias da CPLP cabe a Moçambique, que este ano passará o cargo a outro país da Comunidade.
Segundo o porta-voz do Comando-Geral da Polícia de Moçambique, Pedro Cossa, no habitual encontro com os jornalistas para o balanço da semana anterior, a próxima reunião vai acontecer em Maputo, “a partir de 5 de Novembro” e durante três dias, com a presença dos chefes da Polícia de todos os membros da CPLP (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné- Bissau).
A reunião vai servir para os países “avaliarem a cooperação, no âmbito da ordem pública e troca de informações pertinentes, como o controlo de armas, entre outros aspectos”, explicou o porta-voz do Comando-Geral.
Um dos outros temas em debate serão os Jogos Africanos 2011, que se realizam na capital moçambicana, a partir de Setembro.
“Podemos colher outras experiências e informações de polícias que já fizeram parte da realização de jogos, como Portugal, que tem a experiência do Euro- 2004 (Campeonato Europeu de Futebol de 2004), e o Brasil, que tem dos mundiais (de futebol)”, salientou Pedro Cossa.
Quanto ao possível apoio dos parceiros da CPLP nas acções da Polícia moçambicana durante os Jogos Africanos, o porta-voz do Comando- Geral considerou a questão “prematura”, mas não colocou de parte a hipótese.
“Todo o apoio é sempre bem-vindo”, sublinhou Pedro Cossa, explicando que “o país estará aberto aos países que estiverem disponíveis a prestar algum apoio”. Para já, acrescentou, a Polícia moçambicana está a delinear um plano de acção para preparar os Jogos Africanos, tendo em conta as várias etapas a serem avaliadas.