Os jogos da Commonwealth enfrentam uma nova crise com notícias de que dezena e meia de nadadores britânicos e australianos tiveram problemas de estômago de origem viral, alegadamente devido à má qualidade da água das piscinas do centro aquático de Nova Deli. O presidente da Federação dos Jogos da Commonwealth, Mike Fennell, disse que os responsáveis vão investigar a situação com urgência e fazer testes na piscina principal e na piscina aquecida no complexo aquático SP Mukherjee.
Não há indicações sobre se já foram realizados testes à água das piscinas mas as imagens da câmara subaquática da piscina principal, estão pouco nítidas. A equipa da Austrália indicou que pelo menos seis nadadores estão doentes, incluindo Andrew Lauterstein, que foi uma baixa de última hora nos 50 metros mariposa, quarta-feira, e alguns atletas não estão a treinar.
Os responsáveis da equipa britânica indicam que entre 7 a 10 por cento dos 541 membros da delegação britânica foram afectados por problemas de estômago ligeiros e a percentagem é a mesma entre os 45 membros da equipa de natação.
Esta constatação levou o porta-voz da equipa, Dave Richards, a considerar que as notícias sobre a doença foram exageradas, garantindo que nenhum nadador falhou a competição.
Os jogos da Commonwealth foram antecedidos de polémica devido a atrasos na construção de várias instalações, alegações de corrupção e queixas de falta de higiene na aldeia dos atletas.