Um número não quantificado de residências desmoronaram em consequência de um acidente ocorrido na madrugada de hoje na Mina das Areias Pesadas da Kenmare, no distrito de Moma, na província de Nampula, Norte de Moçambique. Não há mortes declaradas até ao momento.
Informações preliminares indicam que o acidente ocorreu quando um dos tubos de canalização de água para a lagoa de processamento primário das areias pesadas rompeu, causando o desabamento das margens da lagoa. Este facto provocou a fuga de água para as residências do bairro Tupuito, próximo da mina.
Um comunicado da empresa Kenmare indica que o acidente causou desmoronamento de um número não especificado de habitações. Uma equipa da direcção provincial dos Recursos Minerais de Nampula já se encontra no local para averiguar as causas, acolher e apoiar as vítimas e monitorar a situação.
O Estado moçambicano arrecadou, no primeiro trimestre do corrente ano, cerca de sete milhões de meticais resultantes da exportação de minérios das areias pesadas de Moma, na província de Nampula.
A empresa irlandesa, KENMARE, que ganhou o concurso de exploração de recursos minerais durante 25 anos, prevê pesquisar mil toneladas de ilmenite, zarcão e rutilo (usados para indústrias naval e de aviação) este ano.