Após as medidas de política tomadas pelo Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMO) tendentes a reforçar a estabilidade cambial e conter a tendência altista de inflação, a taxa de câmbio do Metical tende a apreciar-se nos vários segmentos de mercado.
Um comunicado do Banco de Moçambique indica que a taxa das cotações do Mercado Cambial Interbancário reduziu para 35,95 MT por Dólar, contra os anteriores 36,20 MT, enquanto a taxa média dos bancos comerciais nas suas operações com o público seguiu a mesma tendência, fazendo com que o spread entre as mesmas reduzisse para níveis inferiores a 1%.
Na primeira quinzena do mês de Setembro de 2010, a cotação do Dólar americano no Mercado Cambial Interbancário foi de 36,11 MT/USD, o que equivale a uma apreciação nominal do Metical de 1.77%, comparativamente à taxa de câmbio que vigorou no fecho da quinzena anterior. Em termos acumulados e anuais o Metical reduziu as suas perdas para 31.3% e 32.9%, respectivamente.
Por seu turno a taxa de câmbio do MT/USD praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público foi de 36,55 MT no dia 15 de Setembro, equivalente a uma redução, na quinzena de 1.93% o que concorreu para que a depreciação acumulada reduzisse para 19.33% no fecho da 1ª quinzena do mês.
O spread entre as taxas de câmbio do Mercado Cambial Interbancário e a taxa média dos Bancos Comerciais nas suas operações com o público foi de 1.2% no dia 15 de Setembro de 2010, após 1.4% no fecho do mês de Agosto, enquanto o diferencial em relação à taxa de câmbio média praticada pelas Casas de Câmbio, subiu para para 2.4%, após 1.9% na quinzena anterior.
Do cruzamento da cotação do USD na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico, resultaram para o mesmo período, cotações de 46,88 MT/EUR e 5,11 MT/ZAR, o que correspondem a uma depreciação nominal do Metical face ao Euro e Rand na quinzena em análise de 0.30% e 2.82%, respectivamente.
Com estas variações, o Metical registou perdas nominais acumuladas de 18.2% e 36.6%, respectivamente, até 15 de Setembro de 2010.
Em termos de variação anual, a moeda nacional acumulou no mesmo período, uma depreciação de 18.3% e 39.2% em relação ao Euro e Rand, respectivamente.