Um cidadão sul-africano é acusado de ter pago 50 mil randes (aproximadamente 250 mil meticais) e mais 50 mil meticais em moeda nacional a um trio de criminosos para assassinar um mineiro moçambicano de 35 anos de idade, residente no distrito da Manhiça, província do Maputo.
O crime foi frustrado pela intervenção oportuna de agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), segundo o porta-voz do Comando-Geral da corporação, Pedro Cossa, que não quis revelar em que circunstâncias a tentativa de assassinato do mineiro foi frustrada.
Também as identidades dos alegados envolvidos na disputa por uma mulher não foram reveladas por Cossa que, entretanto, indicou ter sido assassinado um agente da PRM, enquanto outros três agentes foram gravemente feridos durante um confronto entre agricultores da província de Cabo Delgado, acusandose de responsáveis pela proliferação de ratos nas suas áreas de produção para dizimar culturas.
Acidentes de viação
Por outro lado, 45 pessoas morreram ao longo da semana passada vítimas de 83 acidentes de viação que também resultaram em 116 feridos, entre graves e ligeiros.
O excesso de velocidade e condução em estado de embriaguez figuram como principais causas dos sinistros.