O vice-ministro da Defesa Nacional, Agostinho Mondlane, instou, no último fim-de-semana, às Forças de Defesa de Moçambique (FADM) a engajarem-se em agendas nacionais de produção alimentar e de combate ao HIV/ SIDA.
Mondlane discursava na cerimónia de juramento de Bandeira pelos estudantes do 1º ano da Academia Militar “ Samora Machel” em Nampula, instituição superior vocacionado à formação de oficiais das Forças Armadas com o nivel acdémico de licenciatura em ciências militares.
Na ocasião, o governante moçambicano vincou que os militares devem participar no processo de desenvolvimento sócio-económico e consequente consolidação da unidade nacional.
No total, foram 160 jovens que prestaram juramento na defesa da soberania e integridade territorial, de um universo de 198 que foram submetidos em diferentes cursos, nomeadamente fuzileiros navais, administração militar, comandantes de meios radiotécnicos, comunicações, artilharia, blindados, engenharia militar e marinha.
A cerimónia contou, dentre várias personalidades, com a presença do Chefe do Estado Maior das FADM, General do Exército, Paulino Magaringue, e do governador da província de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli.