A nadadora Mónica Bernardo foi a primeira atleta moçambicana a entrar em competição nos 19º Jogos da Comunidade britânica que começaram este domingo em Nova Deli, capital da Índia, na categoria de 50 metros mariposa e bruços.
Mónica começou a sua participação vencendo a primeira de quatro classificativas da especialidade, com 29 segundos e 58 décimos, à frente de sete outras atletas – uma da Índia, duas quenianas, uma tanzaniana, uma da Antígua e duas das Maldivas – e classificando-se para a meia final.
Ainda no primeiro dia dos Jogos da Commonwealth a nadadora moçambicana disputou a meia final da categoria onde não conseguiu garantir o apuramento à final tendo ficado na oitava posição da classificativa com o tempo de 29 segundos e 750 milésimos.
Nos 50 metros bruços Mónica Bernardo classificou-se na segunda posição da sua classificativa, com o tempo de 36 segundos e 35 décimos, tempo porém insuficiênte para garantir a sua presença na semi final.
A nadadora vai ainda competir nos 100 metros, esta terça-feira onde irá participar também Jessica Stagno, e nos 50 metros livres na próxima quinta-feira.