O Instituto Agro-pecuária Mártir Cipriano de Nacucha, Posto Administrativo de Matibane, em Mossuril, acaba de introduzir um novo modelo de formação técnico-profissional que consiste na inversão do sistema de produção vegetal e animal tradicional para um de natureza mista.
Issa Armando Hermínio, chefe do sector de produção naquele estabelecimento de ensino técnicoprofissional, disse que sua instituição está, presentemente, em, dersenovlvimento um projecto de disseminação de novas tecnologias nas práticas agrícolas aos estudantes e à população circunvizinha.
Aquele instituto possui, neste momento, uma área de mais de seis hectares para o exercício de diversas actividades agrícolas, para além da criação de gados bovino, caprino, suíno, incluindo coelhos.
Não obstante os esforços empreendidos no sentido de se melhorar a qualidade de ensino, o Instituto Agro-Pecuário continua a debater-se com o problema de escassez de equipamentos para aulas práticas.
Localizado a de 30 quilómetros da cidade de Nacala-Porto, aquele Instituto graduou nos últimos quatro anos 42 técnicos do nível médio e 54 do nível básico.