Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lourenço Magaço, indicado mais provável sucessor de Agostinho Abreu da Fonseca

O Actual Vice-Chefe da Bancada do Partido Frelimo na Assembleia Provincial de Sofala, Lourenço Magaço, tem sido apontado como sendo o mais provável sucessor de Agostinho Abreu da Fonseca (falecido esta semana por motivos de doença), no cargo de Presidente da Assembleia Provincial de Sofala.

Lourenço Magaço é conhecido quadro da Frelimo há vários anos, tendo assumido várias posições de liderança no seio do partido em Sofala. Também tem assumido posições de chefia no Estado, mais concretamente no sector da Saúde em Sofala.

Conhecido Profissional da Saúde, Lourenço Magaço é o Presidente da Associação dos Enfermeiros de Moçambique (ANEMO). É também proprietário de uma clínica na Cidade da Beira. Tornou-se Vice-Chefe da Bancada da Frelimo na Assembleia Provincial de Sofala desde da constituição do órgão em Janeiro de 2010.

O seu nome tem sido veiculado como sendo o mais provável sucessor de Agostinho Abreu da Fonseca por vários membros influentes do Partido Frelimo em Sofala, incluindo membros da própria Assembleia Provincial.

No entanto, nenhum membro do Secretariado do Comité Provincial da Frelimo em Sofala se dignou a confirmar essa informação.

Todos por nós contactados afirmaram que o assunto da sucessão de Agostinho Abreu da Fonsenca ainda não foi debatido, assumindo como preocupação de momento a realização do funeral, esta tarde, do Presidente da Assembleia Provincial de Sofala.

A Assembleia Provincial de Sofala é composta por oitenta membros que formam duas bancadas, nomeadamente 59 da Frelimo e 20 do MDM. A Renamo que apenas tem um membro não tem bancada constituída.

Dentro de dias, a Assembleia deverá reunir-se em sessão extraordinária com objectivo único a sua restruturação, ou seja, para o preenchimento da vacatura aberta com a morte do Presidente do órgão. O Presidente da Assembleia Provincial tem de ser eleito pelos membros do órgão. Porque nesse tipo de circunstâncias tem prevalecido o voto maioritário, neste caso é detido pela Frelimo, o candidato favorável só poderá pertencer a este partido.

Sabe-se, entretanto, que a Bancada da Frelimo na Assembleia Provincial de Sofala é chefiada pelo jovem empresário e político Manuel Ramussane, mais conhecido por Nelinho. Até é uma figura que reúne qualidades e consenso para assumir o cargo de Presidente da Assembleia Provincial de Sofala.

No entanto, o facto de ser uma posição executiva, não possibilitaria o jovem empresário e político de sucesso na Beira conciliar a sua vida privada e aquela privilegiada função no Estado.

Nelinho tem muitos investimentos de vulto e em diversas áreas económicas na Cidade da Beira como fora dela. Paralelamente, está a concluir os seus estudos superiores na capital provincial de Sofala

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!