A Administração Nacional de Estradas (ANE) investiu pouco mais de um milhão de meticais (27,624 mil dólares norte-americanos) na reabilitação de várias estradas nacionais durante o primeiro semestre do ano em curso.
O montante permitiu reabilitar uma extensão calculada em 1.200 quilómetros, sendo dos vários troços contemplados no primeiro semestre, aquele que liga Chimuara-Nicoadala, província central da Zambézia, o de maior percurso com 167 quilómetros.
Entre as estradas contempladas contam-se os troços Jardim-Benfica e Caniçado-Chicualacuala, em Maputo e Gaza, região sul do país, Chimoio-Sussundenga em Manica, região centro; Montepuez- Lichinga ligando as províncias de Cabo Delgado e Niassa.
No mesmo período foi também planificada a manutenção de rotina de estradas não pavimentadas em todo o país numa extensão de 15 mil quilómetros, porém executados apenas pouco mais de cinco mil.
Em relação a manutenção de rotina de estradas pavimentadas, a Administração Nacional de Estradas (ANE) planificou pouco mais de cinco mil quilómetros, mas executados apenas 1,756 quilómetros.
A ANE continuará a implementar as actividades planificadas, entre elas a reabilitação de estradas nacionais, pavimentação, manutenção periódica e de rotina, melhoramentos localizados, construção e reabilitação de pontes especiais e a segurança rodoviária.