Os clubes mais tradicionais da Europa não atravessam bom momento às vésperas da segunda jornada da Liga dos Campeões da UEFA. No sábado, a actual campeã continental, Internazionale, perdeu pela primeira vez na temporada.Os quatro representantes da Inglaterra tiveram um saldo de duas derrotas e dois empates no fim de semana. Na Espanha, os adeptos andam insatisfeitos com a falta de golos do ataque do Real Madrid. Já o Bayern de Munique caiu em casa diante do Mainz, enquanto o Lyon perdeu o clássico contra o Saint-Etienne e agora ocupa a 18ª posição na tabela do Francês.
No entanto, o torneio europeu pode ajudar os grandes a engrenar de vez após um início de campanha lento nas competições nacionais.
Os maiores destaques são a visita do Manchester United ao novo líder do Espanhol, o Valencia, e a viagem à Rússia do Barcelona. O clube catalão não perdeu a eficácia com a ausência de Lionel Messi, mas o argentino está se recuperando da lesão no tornozelo e foi relacionado para enfrentar o Rubin Kazan na quarta-feira.
Na liderança da liga espanhola com 13 pontos conquistados em cinco jogos e primeiro colocado do Grupo C da Liga dos Campeões após a goleada de 4 a 0 sobre o Bursaspor na Turquia, o Valencia é a grande revelação do começo da temporada europeia.
De facto, ninguém imaginava que a equipe se sairia tão bem depois de perder os ídolos David Villa, David Silva e Carlos Marchena, que levantaram o troféu da Copa do Mundo da FIFA na África do Sul em julho. A boa fase da equipe de Unai Emery pode ser explicada por contratações inteligentes e pouco badaladas.
O Manchester United, por sua vez, está longe de ter recuperado o ritmo habitual. O clube teve de se contentar com um empate sem golos em Old Trafford ao receber o Rangers na rodada inaugural da Liga dos Campeões e, apesar de ocupar a vice-liderança do Inglês, ficou no 2 a 2 com o Bolton no último fim de semana e já acumula três empates em seis jogos. Os Red Devils dependem dos talentos individuais para compensar uma certa fragilidade da defesa e não poderão contar com Ryan Giggs e Antonio Valencia na visita à Espanha. Ambos estão lesionados.
Os outros jogos
No equilibrado Grupo A, os quatro clubes mantiveram a igualdade ao término da primeira rodada. A Internazionale perdeu para a Roma no fim de semana e não pode desperdiçar pontos frente ao Werder Bremen, que precisou de suar a camisa para vencer o Hamburgo por 3 a 2.
O Tottenham também vem da derrota para enfrentar o Twente, que empatou em 2 a 2 com o Ajax pelo Campeonato Holandês.
Penúltimo colocado na Bundesliga, o Schalke 04 perdeu para o Lyon na primeira rodada do Grupo B e pretende aproveitar a visita do Benfica para levantar o ânimo.O mesmo vale para o Lyon, que joga contra o Hapoel em Tel Aviv. Os franceses estão na zona de rebaixamento do campeonato nacional e uma nova derrota pode mergulhá-los de vez numa crise.
Pelo Grupo C, o Rangers é favorito em casa diante do estreante Bursaspor. Já no Grupo D, todas as atenções estarão voltadas para a partida entre Barcelona e Rubin Kazan na Rússia. Messi voltou a treinar normalmente, segunda-feira, e viajará com o grupo. Na última temporada, os russos conseguiram uma surpreendente vitória por 2 a 1 no Camp Nou e seguraram um empate sem golos em casa. Já o Panathinaikos, goleado no Camp Nou por 5 a 1, precisa vencer o Copenhague para continuar na briga pela classificação.
A Roma espera começar a se recuperar na temporada depois da vitória de 1 a 0 sobre a Inter, embora Francesco Totti, que comemorou 34 anos, segunda-feira, não esteja na sua melhor forma. A equipe de Claudio Ranieri precisa tomar cuidado com os romenos do Cluj, que venceram o Basel por 2 a 1 na primeira rodada e já aprontaram uma surpresa no Estádio Olímpico na fase de grupos da edição de 2008/09.
Noutro jogo do Grupo E, o Bayern de Munique não terá Franck Ribéry, Arjen Robben e Diego Contento para a partida contra o Basel. Os alemães são os oitavos na tabela da Bundesliga e vêm da derrota por 2 a 1 para o Mainz na Allianz-Arena.
O Chelsea nunca perdeu para um adversário francês, mas a visita do Olympique de Marselha não acontece num momento favorável. O clube londrino acaba de sofrer a primeira derrota na Premier League (1 a 0 diante do Manchester City) e não poderá contar com Frank Lampard, Salomon Kalou e Yossi Benayoun, lesionados, e Didier Drogba, suspenso.
O Spartak de Moscou, por sua vez, pode assumir a a liderança do Grupo F caso empate em casa com o Zilina, já que venceu o Olympique por 1 a 0 na França.
No Grupo G, que promete ser o mais acirrado, o modesto Auxerre tentará surpreender ao receber a visita do Real Madrid, que vem encontrando dificuldades para marcar golos e perdeu quatro dos últimos cinco jogos que fez contra equipes francesas.
Já o AC Milão se prepara para uma partida complicada em Amsterdã contra o Ajax. Desfalcados do brasileiro Alexandre Pato e de Massimo Ambrosini, os Rossoneri contarão mais uma vez com os golos de Zlatan Ibrahimovic, que vem fazendo um início de temporada excelente.
Depois de cair em casa diante do West Bromwich por 3 a 2, o Arsenal planeja garantir a classificação no Grupo H o mais rápido possível a fim de se concentrar no Campeonato Inglês.
No entanto, o Partizan, adversário dos ingleses, esta terça-feira, não perde jogando em Belgrado, nas competições continentais, desde novembro de 2009, há 11 jogos.
Já o Braga, que foi atropelado por 6 a 0 no Estádio Emirates na primeira jornada, terá um jogo crucial contra o Shakhtar Donestk em Portugal.