Celebrase esta segunda-feira, 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo. Este ano a data é celebrada sob o lema: Turismo e Biodiversidade.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) decidiu assinalar este ano o Dia Mundial do Turismo associando-o à biodiversidade para provar que a sua importância vai muito para além de um negócio. Tem sido assim nos últimos anos; hoje em dia já não é possível falar-se do Turismo sem mencionar o Meio Ambiente.
É importante promover o Turismo, mas sem a preservação do Meio Ambiente não existirá o Turismo, tal como os governos de todo o mundo e sobretudo os círculos do saber e pensar tem procurado transmitir essa mensagem às comunidades; no sentido de não só desfrutar das riquezas que a natureza oferece, mas é importante também a sua preservação.
Ao nível da Província de Sofala, as cerimónias centrais decorrem na Praia de Njalane, arredores da Cidade da Beira.
De acordo com o director provincial do Turismo em Sofala, Aníbal Nhampossa, as actividades consistirão no plantio de mangal numa acção orientada ao combate às mudanças climáticas.
Também está prevista uma sessão de palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente como factor atractivo ao Turismo, prevista para ter lugar na Escola de Savane, próximo de Njalane.
O envolvimento da comunidade da Praia de Njalane na preservação do Meio Ambiente como factor atractivo ao Turismo tem sido uma experiência que as autoridades tanto do sector do Turismo, assim como do Ambiente, em Sofala procuram tornar uma prática a ser seguida por demais comunidades, tanto dentro como fora da província.
O Autarca já se referiu a essa abordagem, num artigo de autoria do seu colaborador, Francisco Esteves, com o qual o autor concorreu ao Prémio Anual de Jornalismo – Turismo e Conservação, promovido pelo Ministério do Turismo, em Maputo.
Sofala é uma referência incontornável no mapa do turismo global, por ser nessa província onde se encontra localizado o grande Parque Nacional de Gorongosa, outrora um dos maiores e mais procurados do Mundo.