As autoridades do sector de Educação no distrito de Machanga, sul da província de Sofala, perspectivam para ainda no decurso deste ano introduzir o sistema de ensino e aprendizagem via rádio, no quadro das iniciativas visando o combate ao analfabetismo.
De acordo com o responsável pelo sector, António Tacarindo, o novo processo denominado Alfa Rádio contará com pelo menos 25 centros de escuta e será suportado por sete alfabetizadores treinados para lidarem com a tecnologia.
Em Machanga funcionam actualmente 35 centros de alfabetização os quais beneficiam um total de 1.665 alfabetizandos. António Tacarindo afirmou que o processo de alfabetização ao nível daquele distrito não só permite os cidadãos aprenderem a ler e escrever, como também tem estado a contribuir para o combate a pobreza.
A fonte explicou que durante o processo de ensino e aprendizagem os alfabetizandos além de aprender a ler e escrever também beneficiam de transmissão de conhecimentos e técnicas agrárias que permitem aumentar os níveis de produção e produtividade. Também beneficiam de aprendizagem sobre higiene básica individual e colectiva e noções sobre o hiv sida.